terça-feira, 24 de julho de 2012

Versiculos

A Palavra de Deus é viva e poderosa - é a história escrita da Palavra Viva! A Palavra de Deus nos traz boas notícias a serem contadas para todas as pessoas, desde nossos vizinhos até aos povos mais distantes. É o guia indispensável de missões pelo mundo a fora. Não há nada mais importante para as crianças do que guardar essa Palavra em seus corações! Como o tema bíblico "A Grande Comissão" é a base para toda a atividade missionária, seria um lembrete eficaz colocar o texto de Mateus 28:18-20 num local onde fosse visto facilmente. Faça referências a essa passagem com frequência para ajudar as crianças a fazer a conexão entre a Palavra de Deus e a ênfase no trabalho missionário. 
Também há uma seleção de versículos bíblicos listados em ordem do mais simples ao mais complexo. Escolha memorizar ou a passagem bíblica 'tema' ou a série de versículos diários. Tenha isso como hábito, fazendo parte do seu programa. Faça um cartaz com a passagem bíblica ou versículo a ser memorizado em largas e claras letras. Isso ajudará as crianças durante o jogo diário - 'Momentos de memorizar', fazendo com que lembrem melhor o versículo.


Estes versículos estão listados em ordem, do mais simples ao mais complexo, para ajudá-lo a escolher o mais apropriado para o seu grupo memorizar:


Mateus 28.19
Marcos 16.15
Atos 22.15
Isaías 43.10
Salmos 108.3
Romanos 1.16
Deuteronômio 15.11
I João 4.15, 16
João 3.16
Atos 1.8



Aqui estão alguns jogos curtos que podem ajudar o seu grupo a plantar o versículo bíblico memorizado em seus corações. Tente usar o 'Momento de Memorizar' durante cada sessão para atrair o interesse das crianças e ajudá-las a lembrar a passagem bíblica. Lembre-se que crianças são observadores passivos. Eles aprendem melhor fazendo!


Jogo 1 - ACERTE O SACO DO FEIJÃO


Idade: Primário

Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.

Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. Espalhe essas folhas misturadas no chão.

Jogo: As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.
............................................................................................................................................


Jogo 2 - REPITA O QUE EU DIGO

Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Jogo: Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem; pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.
............................................................................................................................................


Jogo 3 - PASSE A PALAVRA


Idade: Todas

Materiais: Cartões de indice, pincel atômico, rádio com fita cacete ou cd para música.

Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.

Jogo: Coloque as crianças sentadas em círculo e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, vão passando os cartões; quando a música para, as crianças que estiverem segurando o cartão, leêm o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.
...........................................................................................................................................


Jogo 4 - FAÇA UM GESTO


Idade: Todas

Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.

Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.

Jogo: Senta-se em círculo. Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras)..
.........................................................................................................................................


Jogo 5 - ESCRITO NO ESPELHO


Idade: Primário

Materiais: Cartões de índice, espelhos, papel, pincel atômico.

Preparação: Escreva cada palavra do versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças).

Jogo: Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.
..........................................................................................................................................


Jogo 6 - JUNTE-SE A MIM


Idade: Primário

Materiais: Cartões de índice, pincel atômico.

Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças.

Jogo: De frente para o grupo, cartões atrás de você, segure um cartão em cada mão e nas costas. Uma criança escolhe um dos cartões. Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler. Depois que todos os cartões foram distribuidos, as crianças que estiverem com cartões organiza-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.
...........................................................................................................................................


Jogo 7- CHAMANDO VOCÊ


Idade: Todas

Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.

Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local visível.

Jogo: Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então vende os olhos de uma, que conta até dez enquanto as outras abrem espaço. A vendada fala alto a primeira parte do versículo. Outra crianças estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover) em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda deve responder recitando a segunda parte. Quando ela é encontrada, a parada recebe a venda e a brincadeira continua.

espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.







..........................................................................................................................................

Um comentário:

  1. Muito linda a história que deve ser verídica,Deus abençõe aqueles missionários que vão a lugares tão pobres e distantes de suas casas, para falar e mostrar o amor de Deus.(Rubenita Devidé)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Que Deus te abençoe :)